Comprou, ganhou

Para presentear seu pai, nada melhor que um livro, e para ler um livro, nada melhor que um cafezinho, por isso a Livraria Vanguarda vai dar de presente uma xícara especial de dia dos pais para a leitura ser ainda mais agradável!
Para ganhar a xícara:
– Valido para compras nas lojas
– Compras a partir de 199,00
– Valido para compras sem desconto
– A promoção é válida somente enquanto durar o estoque.

Te espero em nossas lojas, corra para garantir a sua.

Teste Olivaras

Seja bem vindo ao Olivaras, a maior loja de varinhas de Hogsmade. Em parceria com a Livraria Vanguarda, vamos descobrir qual a sua varinha. Um bruxo não escolhe sua varinha, a varinha escolhe seu bruxo, e isso que vamos descobrir agora.

Deixe-me olhar para você, curioso, muito, muito curioso. Me diga, qual das varinhas se encaixa melhor com sua personalidade.

Essa varinha é daqueles mais rígidos, que não gostam de nada fora da linha, nada fora das regras, e caso veja algo que saia do seu padrão, acredita que uma punição deva ser aplicada.

Se identificou? Clique no botão.

Essa varinha é daqueles que se sentem perdidos, que fingem que está tudo bem para não incomodar os outros mas por dentro sente que não pertence a nenhum lugar, mas sempre com a esperança de encontrar algo que motive sua vida.

Se identificou? Clique no botão.

Essa varinha é para aqueles que são fiéis aos amigos, independente do que aconteça, a amizade prevalece.

Se identificou? Clique no botão.

Essa varinha é pra quem é louco, animado, agitado, gosta de coisas diferentes do usual e é autoastral.

Se identificou? Clique no botão.

Essa varinha é para quem é corajoso, não foge de um desafio, e já teve que enfrentar situações difíceis, mas de cabeça erguida.

Se identificou? Clique no botão.

Essa varinha é daqueles que gostam de ser o centro das atenções, gostam de estar no controle e ter poder, se preocupam com sua imagem e status, e usam disso para conquistar as pessoas ao seu redor.

Se identificou? Clique no botão.

Essa varinha é para os estudiosos, inteligentes e dedicados, que acreditam que a única coisa que nunca podem te tirar é o conhecimento.

Se identificou? Clique no botão.

Essa varinha é para aqueles cheios de carisma, que tem muitos amigos e muitos com quem contar, além de sempre que alguém precisar, se dedica de corpo e alma para ajudar.

Se identificou? Clique no botão.

Essa varinha é para aqueles que cuidam, de perto ou de longe, cuidam de sua família e amigos, gostam de estar presentes e apoiar aqueles que ama.

Se identificou? Clique no botão.

Adquira sua varinha em nossas lojas ou via Whatsapp.

Pesquisa revela os hábitos de leitura dos gaúchos

Os resultados serão divulgados no dia 7 de julho, no Instituto Estadual do Livro


Como o Rio Grande do Sul lê? O Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição vinculada
à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), será sede do evento de divulgação dos
resultados de uma pesquisa reveladora sobre os hábitos de leitura e o perfil dos leitores gaúchos, realizada pelo Instituto Pesquisas de Opinião (IPO). O encontro ocorrerá no dia 7 de julho, às 15 horas, na sede do IEL – na Rua André Puente, 318, em Porto Alegre.


A iniciativa da pesquisa partiu da Livraria Vanguarda, de Pelotas, que buscava dados
atualizados sobre os índices de leitura no Rio Grande do Sul. “As informações
disponíveis em estudos de abrangência nacional não contemplavam a realidade
específica do momento que estamos vivendo aqui no estado, por isso buscamos o apoio do IPO, que assumiu a concepção e a realização da pesquisa “Hábito de Leitura no Estado do Rio Grande do Sul”, conta Elisabete Beltrame Lovatel, diretora da Vanguarda.


A partir dos resultados da pesquisa do IPO, a Livraria Vanguarda, em parceria com a
Agência Incomum, criou o projeto “Uma Página por Dia”, com o objetivo de ampliar os índices de leitura e a circulação de livros no estado.
A pesquisa e o projeto serão apresentados no evento pelos representantes do IPO, da Livraria Vanguarda e da Agência Incomum.


Serviço:

Apresentação da pesquisa “Hábito de Leitura no Estado do Rio Grande do Sul” e do projeto “Uma Página por Dia”

Data: 7 de julho, quinta-feira, às 15h

Local: Instituto Estadual do Livro (IEL) – Rua André Puente, 318, em Porto Alegre.

Realização: Instituto Pesquisas de Opinião, Livraria Vanguarda e Agência Incomum

Apoio: Secretaria de Estado da Cultura RS/Instituto Estadual do Livro

Projeto Chico e o osso de dinossauro

Projeto concluído! É com muito orgulho que a Livraria Vanguarda começou, realizou e concluiu a ação beneficente de doação dos livros “Chico e o osso de dinossauro” do autor Gabriel Manetti para as crianças dos colégios municipais de Pelotas.

Você sabia que 70,3% das crianças da educação formal não têm o hábito de ler livros?

Pensando nisso, e tendo a certeza de que o contato pessoal com o autor faz toda a diferença, que o projeto foi idealizado. Com o objetivo de despertar o amor pela leitura, a Livraria Vanguarda, junto de parceiros, foi atrás de todas as ferramentas para realizar um projeto que incentive o hábito de leitura para as crianças, e foi com esse objetivo que entramos em contato com o autor Gabriel Manetti, que com uma enorme alegria aceitou participar do projeto com seu livro “Chico e o osso de dinossauro” e ofereceu toda a sua presença como autor.

Com o grande objetivo de despertar o amor pela leitura nas crianças, a Livraria Vanguarda recebeu doações para comprar os livros e entregar para as crianças. O sentimento foi de gratidão do início ao fim. Conseguimos comprar muitos livros e oferecer uma experiência única para as crianças, que receberam um grande incentivo para ler e escrever.

O dia do evento foi tomado por sorrisos e risadas, o autor Gabriel Manetti foi para a escola municipal EMEF Luiz Augusto de Assumpção e as crianças da escola Municipal Sociedade Espírita Assistencial Dona Conceição foram  para o shopping Pelotas. O autor recebeu ambas as escolas com discursos inspiradores e brincadeiras, além de fazer um exercício onde as crianças, junto do Gabriel, criam uma história do zero. Esse exercício tem o intuito de mostrar para as crianças que é fácil criar histórias e incentivá-las a ler e escrever. As crianças se despediram do autor com um exemplar do livro “Chico e o osso de dinossauro” autografado e as crianças da escola Dona Conceição ainda participaram da exposição de dinossauros em tamanho real no shopping Pelotas.

O projeto foi um grande sucesso, e a Livraria Vanguarda agradece todos os colaboradores e doadores.

Juntos podemos aumentar os hábitos de leituras de Pelotas, e pra isso basta uma coisa, uma simples atitude, basta

Uma página por dia, devagar se lê o mundo.

Escritores brasileiros contemporâneos

O Brasil tem diversos escritores que moldaram a nossa literatura como Machado de Assis, Clarice Lispector e Paulo Coelho. E, as vezes, esquecemos que muitos novos nomes estão entrando para o mundo dos livros.

Em razão disso, montamos uma lista de autores brasileiros contemporâneos, para você se atualizar na literatura brasileira.

Raphael Montes

Raphael Montes

O carioca, Raphael Montes, é escritor e roteirista brasileiro de literatura policial

Começou a se interessar pela literatura cedo, quando sua tia-avó, lhe presenteou com o livro “Um estudo em vermelho” de Sir Arthur Conan Doyle. Quando concluiu a leitura, sentiu a necessidade de consumir cada vez mais esse tipo de leitura e também produzi-la.

Escreveu contos curtos aos 13 anos para colegas de sala, além de fanfics com os personagens de Agatha Christie numa comunidade de fãs da escritora no Orkut.

Seu primeiro romance foi lançado em 2012, o romance “Suicidas“, que foi finalista dos prêmios Benvirá. Mesmo não ganhando, o editor da Benvirá decidiu publicá-lo mesmo assim por ter gostado da história e visto potencial no autor.

Raphael já lançou cinco livros, além de contribuir como roteirista para séries e telenovelas como o roteiro de seu último livro, agora série da Netflix, “Bom dia, Verônica“.

Itamar Vieira Júnior

Itamar Vieira Júnior

Bahiano, nascido em Salvador, Itamar é graduado em Geografia, sendo o primeiro a receber a bolsa Milton Santos, para jovens negros de baixa renda, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Concluiu o mestrado e é doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA com estudo sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste.

Seu primeiro livro publicado foi de contos, em 2012, intitulado “Dias”. Em 2017, publicou outro livro de contos, “A oração do carrasco” e em 2018, conquistou o Prêmio LeYa com o romance “Torto Arado“.

Ana Paulo Tavares, parte do júri, comentou sobre o livro: “As personagens fortes são as femininas, e ele consegue manter essa firmeza, esse recorte, essa violência, a violência exercida sobre as mulheres e das mulheres, entre elas. Está muito bem visto e escrito”

Luisa Geisler

Luisa Geisler

Escritora e tradutora brasileira, Luisa Geisler nasceu em Canoas, Rio Grande do Sul.

Ela é formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em processo criativo pela Universidade Nacional da Irlanda.

Aos 19 anos, Luisa ganhou o Prêmio Sesc de Literatura na categoria conto, pelo livro de estreia, “Contos de Mentira“, que também foi finalista do Prêmio Jabuti. Um ano depois, venceu o prêmio de melhor romance com “Quiça“.

Em 2012, foi incluída na antologia “Os melhores jovens escritores brasileiros”, sendo a mais jovem autora selecionada para a coleção.

Julián Fuks

Julián Fuks

Escritor e crítico literário de pais argentinos. Julián é graduado em Jornalismo, com mestrado em Letras e doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada. Toda a formação realizada pela USP.

Eleito pela revista Grana um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros. Em 2016, Julián ganhou o Prêmio Jabuti na categoria romance e foi o 2º colocado do Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa com o livro “A Resistência“.

Daniel Galera

Daniel Galera

Escritor e tradutor literário, Daniel foi um dos precursores do uso da internet para a literatura, editando e publicando textos em portais e webzines, entre 1997 e 2001.

Nasceu em São Paulo, mas cresceu e passou boa parte de sua vida em Porto Alegre. Formado em Publicidade na UFRGS, foi colunista do fanzine eletrônico CardosOnline. Após o encerramento em 2001, fundou a editora Livros do Mal, voltada à nova literatura, junto com dois outros colegas também egressos da extinta publicação.

Sobre a criação de sua editora, Daniel diz: “Nossa vontade era ser lido. Não era vontade de conquistar fama ou de receber convite de uma grande editora.”

Galera foi selecionado em 2012 como um dos 20 melhores jovens escritores da revista britânica Granta, “que indica os nomes que irão construir o mapa da literatura brasileira”.

Dentre os seus livros mais populares, estão: Acerto de Contas e Deus das Avencas

Andréa Del Fuego

Andréa del Fuego

Nascida na cidade de São Paulo, Andréa se formou em Filosofia pela USP. É autora de romances, contos e livros juvenis. Seu pseudônimo é uma referência à Luz del Fuego.

Seu romance “Os Malaquias” foi vencedor do Prêmio José Saramago em 2011, o livro conta a história de três irmãos que ficam órfãos quando seus pais são atingidos por um raio. Seu último romance, “As miniaturas“, foi publicado na Argentina e na França.

Ganhou o prêmio Literatura para todos do Ministério de Educação com a novela “Sofia, o cobrador e o motorista”.

Livros para entrar na vibe dos filmes de junho

O mês de junho é um mês cheio de lançamentos de filmes e livros, mas pra quem vai no cinema se deliciar com um bom filme, seguidamente sai querendo um pouco mais, por isso, vou te recomendar livros relacionados aos lançamentos cinematográficos de junho!

Logo no início de junho temos a primeira GRANDE estreia. O terceiro filme da amada franquia de dinossauros assassinos, Jurassic World: Domínio. Pra ir entrando no clima do filme, óbvio que a recomendação é Jurassic Park de Michael Crichton.

Jurassic World: Domínio": Novo pôster une as gerações da franquia

Jurassic Park é o livro de ficção científica que inspirou os famosos filmes com o mesmo título, e se tu gosta dos clássicos longas, vai gostar mais ainda do livro. Os momentos de tensão nas páginas ficam muito maiores e intensos, a história tu já conhece, uma ilha com dinossauros recriados por engenharia genética começa a dar “alguns probleminhas” que ocasionam em um dinossauro solto aqui, outro correndo atrás das pessoas ali, coisa do dia a dia. Brincadeiras a parte, o livro também pode ser visto com um olhar mais sério e complexo, pois a trama usa a teoria do caos e suas implicações filosóficas para explicar o colapso de um parque de diversões povoado por dinossauros. O livro conta com uma sequência chamada “O mundo perdido”. que também foi adaptada para as telonas.

Bom, para o nosso próximo lançamento, vamos indicar dois livros, um para crianças e outro para adultos. O lançamento é Lightyear, um spin-off de Toy Story, que mostra a história do homem que inspirou a criação do brinquedo Buzz Lightyear. Para entrar no clima do filme, ou se sair do filme animado com a temática, a indicação para a criançada é “Tudo pode ser brinquedo” e para quem quer entrar no clima espacial, eu recomendaria “2001 uma odisseia no espaço”

Lightyear - 16 de Junho de 2022 | Filmow

Tudo pode ser de brinquedo é um livro curtinho que mostra que na hora de brincar, a nossa melhor arma é a imaginação, e a autora Angela Leite de Souza transforma tudo a sua volta em brinquedos, e divertidos!!! Tudo pode se tornar um brinquedo se depender da imaginação, uma meia velha, um clips de papel ou uma lata de refrigerante, ler esse livro desperta e estimula a criatividade. E por se tratar de brinquedos, já entra no clima da franquia Toy Story.

Agora pro público mais velho, que gosta de uma história mais complexa, 2001 uma odisseia no espaço é um título obrigatório. O livro já teve uma adaptação pro cinema que foi dirigida por ninguém mais ninguém menos que Stanley Kubick, e junto com a criação do roteiro do filme, foi escrito o livro, que trata de temas espaciais complexos, mas obrigatórios para quem gosta de ficção científica. O livro conta desde os primeiros primatas descobrindo a primeira tecnologia até naves espaciais que se voltam contra seus tripulantes. Você já ouviu falar em Hall 9000 que eu sei!

E pra finalizar o mês de junho, teremos uma invasão de baixinhos amarelos! Minions 2: A origem de Gru mostra como o vilão favorito se tornou vilão, e mostra mais um pouco da relação dos amarelinhos com o grandão. Vou deixar eles falarem o resto: Bello Me Want Banana, Po Ka? Bee Do Bee Do Bee Do Tatata Bala Tu Baboi Butt.

Minions 2 - Filme 2020 - AdoroCinema

Depois de ver um pouco do miniones, língua Minion, eu vou te recomendar a ler o livro “O diário de um banana”. A vibe do livro e do filme é bem parecida, vibe infanto juvenil, vibe de fazer bobagem atrás de bobagem e rir das coisas mais idiotas possíveis. O livro fala sobre Greg Heffley, que entra pro sexto ano e considera sua vida um INFERNO, seu irmão mais velho que só incomoda, pai e mãe com ideias piradas e claro… a vida no colégio. Afinal, quem se deu bem no colégio né?

MASSS CALMAAAAAA que ainda tem mais, pra quem assistiu esses três filmes no mês passado, vou te dar umas recomendações extras aqui, mas só porque eu sou bonzinho.

Começando do começo, não podíamos deixar a Marvel de fora né? O mago supremo deu as caras no cinema, e o filme foi um GRANDE sucesso, se tu gosta dessa pegada de magos, magia e umas brigas muito loucas, vou te recomendar uns livros… é que tem pouca opção de livro de magos né…

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura - Filme 2022 - AdoroCinema

Tu estava esperando Harry Potter né? NÃO, esse todo mundo já conhece, se tu gosta do bruxão e do mago bonitão, experimenta ler O clã dos magos ou O nome do vento. Se tu já conhece esses, vai para um mais complexo, Jonathan Strange & Mr. Norrell.

O clã dos magos faz parte de uma trilogia que fala sobre um clã de magos (dã) que se junta para purificar as ruas, porém, seu escudo não é tão impenetrável como pensavam…

O nome do vento é uma história diferente de tudo que tu já leu, fala sobre Kvote, o menino ruivo com um nome impronunciável. Quando menor, vivia com uma trupe viajando de cidade em cidade, porém em uma determinada noite e por um determinado motivo (ai como eu sou misterioso) seres malignos conhecidos como O Chandriano assassinaram toda a sua trupe, só sobrando o menino ruivo. Sozinho, porém sempre acompanhado de seu alaúde, kvothe consegue ingressar na maior universidade de magia do mundo que vive, com o intuito secreto de aprender mais sobre O Chandriano e enfim vingar a sua trupe.

jonathan strange & mr norrell é uma história com um humor britânico, e com um sistema de magias complexo, pois o livro trata exatamente disso, magia, mas no mundo real, especificamente em Londres. Esse é um calhamaço para os experientes no gênero, tem coragem?

Jonathan Strange e Mr. Norrell | Amazon.com.br
Amazon.com: O nome do vento (A Crônica do Matador do Rei Livro 1)  (Portuguese Edition) eBook : Rothfuss, Patrick: Kindle Store
Amazon.com.br eBooks Kindle: O clã dos magos (A trilogia do Mago Negro  Livro 1), Canavan, Trudi

Agora um dos lançamentos mais esperados pelos fãs da série Vikings, ou fãs do gênero foi O homem do norte. Filme bruto, violento, com um senso artístico invejável. O filme se trata do conto viking que, nada mais nada menos, inspirou William Shakespeare a escrever Hamlet (Coisa pouca).

O Homem do Norte - Filme 2022 - AdoroCinema

O livro mais indicado para esse filme CLARO que é Mitologia nórdica do fenomenal Neil Gaiman. O livro é composto por contos sobre a mitologia nórdica, porém, de forma bem contada que te prende e ensina muito sobre Thor, Odin, Loki e outros deuses sarados que batem em todo mundo. Na verdade, se é do Neil Gaiman já é leitura obrigatória (não temos favoritismo aqui não…).

Mitologia Nórdica : Gaiman, Neil, Barreiros, Edmundo: Livros — Amazon

Esse gênero tem inúmeras obras de qualidade, chega a ser difícil escolher, mas se tem uma saga que te faz virar um viking (Experimenta ler toda a saga sem cortar seu cabelo e barba, tu termina um verdadeiro viking) é a saga Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell. A saga é composta por 12 livros, com seu protagonista Uhtred, o homem que vai conquistar o mundo. Guerras enormes, traições, golpes de estado, lealdade e muito, mas muito sangue. As crônicas saxônicas entregam TUDO que tu espera em uma boa história medieval. Se tens coragem de começar, já deixo avisado, é um caminho sem volta…

E agora sim, pra finalizar, o lançamento do finalzinho de maio. Chamas da vingança, aquele terror de arrepiar os pelos da nuca. o filme se trata de uma menininha com poderes incendiários, ela não sabe lidar com eles, já viu o problema né? Pois é, além do perigo que ela apresenta para TODO MUNDO, tem gente perigosa tentando raptar ela, é problema que não acaba mais.

Chamas da Vingança - Filme 2022 - AdoroCinema

Eu não falei antes, mas já da pra ver né? O filme é adaptação de um livro do MESTRE do terror, Stephen (ai que emoção) King. E claro que a recomendação seria o livro que inspira o filme né…

A incendiária é o livro que da origem ao filme, a história é a mesma, porém contada pelas palavras do MAGNÍFICO Stephen king… Não tem comparação. “chamas” alguém pra ir ver o filme e acho melhor não tentar pegar esse livro, porque tu vai “queimar” horas lendo, eu duvido tu conseguir parar.

(Estou piadista hoje)
(E lembrando, não temos autores favoritos)

Resenha: A Incendiária – Stephen King - Idris

Eventos de junho – Livraria Vanguarda

No mês de maio os eventos voltaram e foram um sucesso! Lançamentos dos livros de autores brilhantes e sessões de autógrafos que trouxeram um quentinho no coração de enfim voltarmos a ver o contato do público com seus autores favoritos. No mês de junho os eventos vão continuar com a corda toda!

Da um conferida no nosso calendário do mês:

José Ricardo Caetano Costa

O autor do livro Perícia Biopsicossocial está lançando o seu mais novo livro “CUBA a ilha que resiste”. José Caetano possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1990), graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pelotas (1988), mestrado em Desenvolvimento Social pela Universidade Católica de Pelotas (2000), mestrado em Direito pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (2005) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do RGS (2009). Estágio Pós-doutoral em Educação Ambiental no PPGEA/FURG entre outros projetos. O autor vai autografar os livros no dia 03/06 as 19/00 na livraria Vanguarda Shopping Pelotas.

Te esperamos dia 03/06 as 19:00 No shopping Pelotas

Ilda Arruda

Form image

Ilda Geneci da Silva Arruda está lançando seu novo livro “Inspirando mulheres a resgatar a autoestima”. A autora é empreendedora e já trabalhou como presidente da associação das Micros e Pequenas e Medias Empresas de Rio Grande R/S por 5 anos. Hoje ela é escritora e mentora de mulheres. A mentora vai estar autografando seu novo livro no dia 07/06 na Livraria Vanguarda Centro de Rio Grande.

Te esperamos dia 07/06 as 17:00 no Centro de Rio Grande

Guilherme Pintto

Form image

Gui Pintto é o querido escritor best-seller, autor do grande sucesso “Seja o amor de sua vida”, “Como me tornei o amor da minha vida”, “O óbvio também precisa ser dito”, e agora ele vem até Pelotas para ter uma sessão de autógrafos e bate-papo sobre seu novo lançamento “Quase dei, mas não deu”. O autor é muito presente em suas redes sociais e vai adorar recebê-lo para um bate-papo.

Te esperamos dia 09/06 as 19:00 no Shopping Pelotas

Marcela Alves de Moura

Form image

Marcela Moura é psiquiatra e psicoterapeuta da infância e adolescência há 18 anos em Piracicaba, SP. Chegou a cursar letras por 2 anos até que a medicina exigiu atenção exclusiva. A autora vai fazer o lançamento de seu primeiro livro, Poesia Para Meus Pacientes – Psicoterapia: Pessoas e Momentos de Inspiração, no dia 09/06 as 19:00 na livraria Vanguarda no Shopping Pelotas.

Te esperamos dia 16/06 as 18:00 no shopping Pelotas

Fábio Barbosa

Fábio Barbosa é um criador de conteúdo digital e mentor em cripto moedas e está lançando o seu mais novo livro “Criptomoedas – bitcoin, ethereum e altcoins” e convidando a todos para uma sessão de autógrafos na livraria Vanguarda no shopping Pelotas e no centro Rio Grande.

Te esperamos dia 22/06 as 19:00 No shopping Pelotas
Te esperamos dia 29/06 as 17:30 no Centro de Rio Grande

Maria Tereza, Mariana e Gabriela (CANCELADO)

Maria Tereza Duarte Nogueira é uma das autoras livro, ela tem doutorado em veterinária, mestrado em ciência da saúde, especialização em Terapia Cognitivo-comportamental, saúde pública, gestão empresarial, metodologia do ensino Superior e graduação em Psicologia e atua como psicóloga. A outra autora é Mariana Gouvêa de Matos, que tem doutorado em psicologia clínica e especialização em Terapia de casal e família. As duas estão lançando o livro “Lili e a Turminha Azul” com as ilustrações de Gabriela Silva de Pereira.

Te esperamos dia 30/06 as 19:30 no Shopping Pelotas

Em breve divulgaremos uma nova data para o evento.

Por que os livros são melhores que os filmes?

Tudo bem que podemos ser um pouco suspeitos para falar, mas a experiência de ver um filme, não se compara a de ler o livro. E isso não quer dizer que o filme seja ruim. Ele pode ser ótimo, mas ele não proporciona tudo que o livro proporciona. Por isso, montamos uma lista de 4 motivos do porquê livros são melhores que filmes. 

  1. Como utilizamos mais a nossa imaginação

Para começar, como imaginamos os acontecimentos e personagens dos livros é diferente para cada pessoa. Nossa interpretação e o que o livro significa para cada um de nós é algo muito individual e pode, com certeza, mudar nossa opinião em relação a como vemos o mundo e o que há nele. 

  1. Detalhes

O livro é completo, cheio de detalhes e pensamentos de personagens que não é possível ter ao assistir um filme. Claro, é possível absorver a expressão do artista, mas não é possível saber o que o personagem está pensando a todo o momento. 

  1. Filmes são releituras

O filme é a releitura que o diretor e o roteirista tiveram sobre o livro. É a interpretação e visão deles que vemos. Além disso, as adaptações são limitadas. Ao ler um livro tudo é possível, pois tudo se passa na mente do autor e nas nossas, mas ao tentar passar isso para um filme, a experiência pode ser um pouco frustrante, pelo limite de tempo, escolha de atores e efeitos especiais que não condizem com o que uma vez pensamos. 

  1. Você dirige o livro 

Quando estamos lendo um livro, nós o dirigimos. Muitas vezes isso pode levar com que a gente amplie ou mude a opinião sobre certos livros. Isso acontece pois o jeito que lemos interfere muito na hora da leitura. Com espectador, não há muitas variantes na maneira que assistimos filmes, séries, etc. 

Fontes:

https://www.promobit.com.br/blog/o-livro-e-sempre-melhor-que-o-filme-9/

http://www.listasliterarias.com/2015/05/10-razoes-porque-os-livros-sao-sempre.html

Como criar um ambiente para a leitura?

Pode parecer uma pergunta um pouco boba. Afinal, qualquer lugar pode ser um lugar para a leitura, certo? Certo. Porém, há pessoas que têm dificuldade em manter o foco na leitura por conta de fatores externos. 

Por isso, essas dicas talvez ajudem você a criar um ambiente tranquilo para deixar a leitura fluir. 

  1. Escolha um cômodo com pouca circulação de pessoas 

Caso você tenha facilidade em se distrair, um cômodo onde as pessoas frequentemente precisem passar para chegar em outro lugar, pode acabar atrapalhando sua leitura. 

  1. Escolha um lugar confortável, de preferência, iluminado por luz natural 

Em uma poltrona, na rede ou no sofá, são ótimos lugares para a leitura e a luz natural ajuda a não cansar a vista nessas horas.

  1. Coloque músicas instrumentais para tocar

Colocar músicas instrumentais é uma ótima pedida para te colocar no “modo leitura”. Além disso, as possibilidades são as mais variadas, desde clássica até o pop, elas podem auxiliar a formar o cenário da história na imaginação, tornando a leitura mais fácil. 

É possível achar várias playlists para cada tipo de leitura através de plataformas como Youtube e Spotify.

A Livraria Vanguarda tem uma conta no Spotify com playlists para cada tipo de leitura, confere aqui.

  1. Escolha um horário para a leitura

Escolher um horário para a leitura é escolher um horário que você saiba que não haverá distrações ou afazeres pendentes. Você pode escolher um horário fixo, ou algo mais flexível dependendo do dia. O importante é que esse se torne o momento para a leitura.

Esperamos que com essas dicas, você encontre o seu ambiente de leitura ideal e aproveite mais os ensinamentos e as histórias que os livros trazem às nossas vidas. 

Boa leitura!

Café da manhã Vanguarda

O café da manhã Vanguarda voltou com tudo!  O primeiro evento matutino de 2022 foi um sucesso, pois além das comilanças e chás quentinhos a gente teve sorteios e brindes! Estávamos ansiosos para receber nosso público novamente, e a quantidade de gente presente aqueceu o coração naquela manhã fria. Se você perdeu, em breve faremos de novo, se você foi, te esperamos lá de novo!

Dá uma conferida nas fotos do evento!!!

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora