Indicações para o Outubro Rosa

Outubro é o mês reconhecido pela conscientização sobre o Câncer de Mama.

Esse movimento começou em Nova York, em 1990, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, que acontece anualmente desde então.

Esse mês é um lembrete sobre a importância de fazer o exame clínico anual como prevenção, além de conhecer bem o seu corpo, a fim de analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar um médico ao notar qualquer anormalidade. Afinal, o diagnóstico precoce é muito importante nessa luta.

Para esse mês, separamos algumas leituras de mulheres fortes e as histórias de suas próprias lutas e conquistas.

Confira 👇

Comer, Rezar, Amar – Elizabeth Gilbert

Elizabeth Gilbert estava com quase trinta anos quando teve sua vida mudada ao enfrentar um divórcio, uma depressão debilitante e outro amor fracassado. 

Até que decidiu tomar uma decisão radical: livrou-se de todos os bens materiais, demitiu-se do emprego, e partiu sozinha para uma viagem de um ano pelo mundo. O objetivo de Gilbert era visitar três lugares onde pudesse examinar aspectos de sua própria natureza, tendo como cenário uma cultura que, tradicionalmente, fosse especialista em cada um deles.

Gatora, mulher, outras – Bernardine Evaristo

O pano de fundo dessas histórias é uma Londres dividida e hostil, logo após a votação do Brexit: um lugar onde as pessoas lutam para sobreviver, muitas vezes sem esperança, sem que as suas necessidades sejam atendidas e sem que sejam ouvidas. Nesse ambiente opressor, as vozes de Garota, mulher, outras formam um coro e levantam reflexões poderosas sobre o machismo, o racismo e a estrutura da sociedade

A forma, por si só, não é nada convencional: trata-se de um gênero híbrido, composto de versos livres e sem pontos-finais. O resultado é uma dicção singular e envolvente, que prende o leitor da primeira à última página

Minha História – Michelle Obama

Com uma vida repleta de realizações significativas, Michelle Obama se consolidou como uma das mulheres mais icônicas e cativantes de nosso tempo. Como primeira-dama dos Estados Unidos, ela ajudou a criar a mais acolhedora e inclusiva Casa Branca da história. Ao mesmo tempo, se posicionou como uma poderosa porta-voz das mulheres e meninas nos Estados Unidos e ao redor do mundo, mudando drasticamente a forma como as famílias levam suas vidas em busca de um modelo mais saudável e ativo.

Vida anticâncer – Lorenzo Cohen e Alison Jefferies

Ao longo do estudo que David Servan-Schreiber elaborou com o dr. Lorenzo Cohen no MD Anderson Cancer Center, emergiram seis grandes tópicos, chamados de Mix de Seis: amor e apoio social, controle do estresse, descanso, exercício físico, alimentação e prevenção de toxinas ambientais.

Este livro apresentou uma maneira revolucionária de compreender e enfrentar o câncer. Nele, Servan-Schreiber expôs os princípios do cuidado integrativo que lhe permitiram viver muitos anos além das expectativas de seu próprio câncer. Com base em estudos clínicos e nas mais recentes pesquisas científicas, Vida anticâncer apresenta um plano detalhado de como aplicar essa potente combinação de seis fatores-chave.

Você nunca mais vai ficar sozinha – Tati Bernardi

“Você nunca mais vai ficar sozinha” é a frase que ela ouve de sua mãe quando conta que está grávida de uma menina. Hipocondríaca, ela cumpre com rigor a rotina de exames pré-natais. Em intermináveis conversas com sua enfermeira predileta, Karine rememora episódios da turbulenta relação com a mãe, maldiz as agruras da gestação e antecipa o amor e os medos da maternidade.
O novo livro de Tati Bernardi tem a química explosiva que só ela sabe produzir: altas doses de humor, neurose e cinismo, costuradas numa prosa ágil e inteligente que confere humanidade e empatia aos personagens mais improváveis. Neste romance intenso e hilariante, a ideia do fim da solidão que o nascimento de uma filha pode trazer parece ser ao mesmo tempo um bálsamo e uma danação.

. . .

Para saber sobre o exame clínico, possível sinais e sintomas, tratamento e profilaxia, acesse o site do INCA, através do link: https://bvsms.saude.gov.br/outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama/
Lembre-se: Se conheça, se ama, se cuide.

Você pode ver toda a nossa seleção para esse mês, clicando no banner abaixo 👇

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: