12 livros para ler em 2020

Por @resenhinhas

Mais uma virada de ano chegando e a gente resolveu fazer outra lista de indicações de leituras que nos marcaram porque, afinal, livro bom a gente se sente na obrigação moral de passar adiante! Dessa vez, resolvemos indicar doze livros — um pra cada mês de 2020

📕Livro: O oceano no fim do caminho

✍Autor: Neil Gaiman

👉Indicamos para quem gosta de histórias de fantasia com várias camadas de interpretação.

Somos apresentados a um homem inglês de meia-idade que volta à casa onde viveu na infância para um funeral. Esse reencontro com o antigo lar desperta uma série de lembranças sobre acontecimentos fantásticos e mágicos. Livro de uma sensibilidade ímpar, “O oceano no fim do caminho” demonstra o poder narrativo de Neil Gaiman, autor do famoso “Deuses americanos”. 

📕Sapiens – Uma breve história da humanidade

✍ Autor: Yuval Noah Harari

👉Indicamos para quem curte ler sobre ciência de forma simples, mas nem por isso rasa.

Por que o Homo sapiens reina sem concorrentes no planeta Terra? O que fez nossa espécie chegar até aqui? Em “Sapiens”, somos conduzidos por Yuval (que é doutor em História) em uma jornada cujo objetivo é responder a essas (e outras) perguntas. Uma leitura densa, informativa e nem por isso difícil ou chata.

📕A insustentável leveza do ser

✍ Autor: Milan Kundera

👉Indicamos para quem curte ler histórias permeadas de questionamentos filosóficos, com referências claras (e veladas) a grandes clássicos da literatura/música/filosofia.

Somos apresentados a quatro protagonistas: Tereza e Tomas, Sabina e Franz. Todos eles, de alguma forma, são impactados pelo cenário político da época em que vivem. Todos eles oscilam entre a leveza e o peso, a feiura e a beleza, o bem e o mal. “A insustentável leveza do ser” é uma obra rica em passagens filosóficas e momentos de uma beleza ímpar. Com certeza merece estar nas suas leituras de 2020!                                                                                                                                                                                                                                               

📕Crime e castigo 

✍ Autor: Fiódor Dostoiévski 

👉Indicamos para quem tem vontade de ler os russos, mas não sabe por onde começar.

Podem os fortes fazer o que quiserem com os fracos? É essa questão que martela a mente de Raskólnikov, um estudante pobre de São Petersburgo decidido a cometer um crime. Para ele, nomes como César e Napoleão usaram seu poder para matar centenas. Por que ele não poderia fazer o mesmo, então? Diálogos e personagens memoráveis aguardam aqueles que se aventurarem nessa obra. 

Ah, uma dica: leia preferencialmente as traduções da Editora 34 ou Martin Claret, pois foram feitas diretamente do russo pelos tradutores Paulo Bezerra e Oleg Almeida, respectivamente.

📕A Guerra não tem rosto de mulher

✍ Autor: Svetlana Aleksiévitch 

👉Indicamos para quem quer ler um livro sobre Segunda Guerra a partir de uma perspectiva intimista. 

Não é só mais um livro sobre Segunda Guerra. Svetlana inverte as grandezas ao abordar um dos momentos mais intensos da humanidade ao contar histórias que foram apagadas (de propósito?) – as mulheres soviéticas que batalharam no front. E é com as palavras delas que ela compõe essas memórias em uma obra marcante, chocante e muito necessária. 

📕Grande sertão: veredas

✍ Autor: João Guimarães Rosa

👉Indicamos para quem gosta de livros com linguagem poética e temática regional.

Riobaldo é um ex-jagunço que narra sua vida pregressa a um viajante. Batalhas, alegrias, tristezas, amizade: tudo isso faz parte do sertão de Riobaldo. No livro — que é um grande monólogo — vamos conhecendo aos poucos a personalidade desse homem que é firme no gatilho e tem a alma consumida por dúvidas. É uma leitura que explora ao máximo a riqueza poética da língua portuguesa. Impossível ler sem sem se emocionar. Afinal, “sertão é dentro da gente”. 

📕A metamorfose 

✍ Autor: Franz Kafka

👉Indicamos para quem gosta de leituras cheias de metáforas que permitem diferentes interpretações sobre a obra.

Em “A Metamorfose”, acompanhamos a trágica história de Gregor Samsa, um homem adulto que, certa manhã, após despertar de sonhos intranquilos, se vê transformado num inseto. A história é rápida e instigante, mas a metáfora que Kafka deixou nessas páginas vai ficar na cabeça dos leitores por muito tempo. 

📕O fantasma da ópera 

✍ Autor: Gaston Leroux 

👉Indicamos para quem quer conhecer um clássico cheio de detalhes e surpreendente.

O Fantasma da Ópera existiu. E é com essa afirmação que Gaston começa um romance que mistura ficção com investigação jornalística, levando os leitores junto com o Fantasma, Christine e Raoul em uma história cheia de acontecimentos macabros dentro da Ópera Garnier de Paris. 

📕Kindred

✍ Autor: Octavia E. Butler

👉Indicamos para quem se interessa por leituras de ficção que foquem em questões sociais reais.

No seu aniversário de 26 anos, Dana vive uma experiência que não consegue explicar. Enquanto fazia a mudança para seu novo apartamento, ela é teletransportada para uma Maryland escravagista no século XIX. E Dana é uma mulher negra. Agora, ela se vê na difícil situação de salvar sua vida séculos antes de sequer pensar em existir. 

📕Intermitências da morte

✍ Autor: José Saramago

👉Indicamos para quem quer conhecer a obra do Saramago com um livro mais “light”.

O que aconteceria se, de repente, ninguém mais morresse? A Morte está de greve e é a partir daí que Saramago nos mostra, com seu senso de humor ácido, como as diferentes instituições seriam afetadas por esse “milagre” que aos poucos se torna um pesadelo. E tem mais: ele faz questão de mostrar o lado da Morte nessa história toda. 🤣

📕Cem anos de solidão

✍ Autor: Gabriel García Márquez

👉Indicamos para quem quer ler um clássico de uma família muito doida (e também muito ouriçada).

Gabo (para os íntimos) é mestre do realismo mágico. E isso fica óbvio em Cem Anos de Solidão. Acompanhamos a família Buendía em todas as suas gerações, vendo a ascensão, prosperidade e miséria de Macondo enquanto acompanhamos os filhos repetindo os erros e manias dos pais, cada um à sua maneira. Aliás, esse livro tem a mais icônica matriarca centenária na nossa opinião: Úrsula Iguarán Buendía, esse troféu é seu! 

📕A hora da estrela

✍ Autor: Clarice Lispector

👉Indicamos para quem quer uma história curta, irônica e que nos leva fundo no que é ser humano.

A vida é um soco no estômago. E esse livro também. Em uma obra sobre o cotidiano de Macabéa, uma moça tão simples que nem o próprio narrador sabe porque lhe chamou a atenção, Clarice nos faz questionamentos profundos sobre a vida e a essência humana. 

Por Mari e Lucas – Instagram @Resenhinhas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s